Um estudo da Consultoria americana Forrester Research, noticiado no site da Computerworld, analisa os benefícios do BI Open Source.
O estudo conclui que as versões de código aberto propiciam um baixo investimento inicial e flexibilidade de suporte e integração. Por outro lado, as soluções não têm recursos como segurança integrada e ferramentas de escalabilidade e conexões de dados, somente encontrados nas versões mais avançadas e pagas oferecidas pelos próprios fornecedores.

Na sua opinião, quais os prós e contras na utilização de soluções Open Source para BI? Podem ser usadas de forma corporativa pelas organizações? Deixe seu comentário.

About the author
5 Comments
  1. Vejo os dois lados da moeda. Caso tenha dinheiro para investir acho que se deve partir para a segurança de um software pago, caso contrário acho que vale a pena estudar as ferramentas open source. Aqui onde trabalho as ferramentas são pagas, mas mesmo assim estudamos ferramentas open source e utilizamos também em situações específicas.

    Pentaho e Talend são exemplos das que utilizamos, acho que tem espaço para todo mundo.

  2. Vejo os dois lados da moeda. Caso tenha dinheiro para investir acho que se deve partir para a segurança de um software pago, caso contrário acho que vale a pena estudar as ferramentas open source. Aqui onde trabalho as ferramentas são pagas, mas mesmo assim estudamos ferramentas open source e utilizamos também em situações específicas.

    Pentaho e Talend são exemplos das que utilizamos, acho que tem espaço para todo mundo.

  3. Creio que o dinheiro dita qual ferramenta utilizar a empresa que trabalho não dispõe de dinheiro para alto investimento em ferramentas por este motivo iremos utilizar a suíte do Pentaho. Creio que pela segurança da informação dos dados ser um ponto crucial em uma estrutura de BI se o contexto oferecer recursos para a aquisição de uma ferramenta paga, está seria a melhor escolha. Está escolha não inviabiliza um “mix” de ferramentas, tomemos como exemplo o que nosso amigo acima testemunhou.

    Abraços

    • Interessante “mix” de ferramentas. Hoje é bem mais possivel e viável do que ha alguns anos atras, quando isso era visto como “bagunça” em um ambiente de BI.

  4. Interessante “mix” de ferramentas. Hoje é bem mais possivel e viável do que ha alguns anos atras, quando isso era visto como “bagunça” em um ambiente de BI.

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit